ALERGIA AO CALOR

09/12/2020

ALERGIA AO CALOR

O que é alergia ao calor?

                Alergia ao calor é o termo popular utilizado para designar uma afecção da pele conhecida na medicina como urticária colinérgica. Ela pode atingir pessoas em qualquer idade, mas é percebida com mais frequência em adultos jovens. Normalmente não é um problema grave, mas pode afetar a qualidade de vida das pessoas. Entre os sintomas mais comuns da alergia ao calor podemos citar: coceira, inchaço, manchas vermelhas e queimação na pele, além disso, podem ocorrer a formação de pequenos caroços, principalmente na parte superior do tronco, no pescoço, rosto e braços. Essa afecção ocorre, normalmente, no verão, quando a temperatura corporal aumenta e o corpo transpira muito, ou em função da realização de exercícios físicos.

                Quando a temperatura do corpo aumenta, ocorre a liberação de suor. Dentro do suor encontra-se uma substância chamada acetilcolina; a alergia é o resultado da resposta imune do nosso corpo à acetilcolina.

                Podem ainda surgir sintomas mais graves, como: dor abdominal, dificuldade para respirar, náuseas, diarreia e salivação.

Tratamento:

                 Os sintomas leves podem ser aliviados com procedimentos simples como tomar banho frio ou aplicar compressas de água gelada. Caso não seja suficiente, recomenda-se fazer o tratamento local com cremes ou loções antialérgicas; nestes casos, sempre sob orientação de um médico ou farmacêutico. Muito importante: não se automedique!

                Sintomas mais graves devem ser tratados sempre com orientação médica.

Dicas que auxiliam a evitar ou reduzir os efeitos da alergia ao calor:

                Use roupas leves (de preferência de algodão), evite coçar a pele, beba muita água, hidrate bem a pele, use protetor solar, não exponha a área afetada ao sol, procure relaxar (o estresse pode intensificar os sintomas).

O calor também pode afetar a pele de bebês:

                É muito comum a pele dos bebês apresentar problemas devido ao calor. Assaduras e brotoejas são problemas bem frequentes nos pequenos; elas aparecem principalmente nas dobrinhas da pele, causando muito desconforto.

                Conhecida popularmente por brotoeja, a miliária é uma dermatite causada pela obstrução mecânica à eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas, que acaba impedindo a saída do suor do corpo.

Dicas que auxiliam a evitar ou reduzir o surgimento de brotoeja:

                Evite roupas em excesso (dê preferência a roupas de algodão), mantenha o bebê em ambiente ventilado, dê mais de um banho ao dia, troque a fralda com mais frequência, mantenha o bebê hidratado, aplique pomadas protetoras para evitar assaduras.

Tratamento:

                Brotoejas costumam desaparecer rapidamente com o uso de água de aveia adicionada à água do banho, ou pela aplicação tópica de um pano bem higienizado embebido em água de aveia. Esta aplicação pode ser repetida várias vezes durante o dia. A aveia é considerada um excelente protetor e calmante da pele. Ótima para tratar a brotoeja, a água de aveia contém entre seus componentes os ácidos avênico, salicílico e pantotênico; também beta-glucanos, silício, vitaminas B1 e B2 e alta concentração de aminoácidos. Este tratamento é muito eficaz e bem acessível. Adotando logo o procedimento para alívio de brotoejas e assaduras, evita-se a infecção das mesmas.

Preparação da água de aveia: cozinhar aveia em flocos com água e coar o produto obtido. Esta “água” obtida é utilizada no banho do bebê ou em aplicações sobre a pele do bebê. Aconselha-se preparar diariamente água de aveia nova e conservá-la de preferência em geladeira até o momento do uso.

Observação:

Brotoejas infeccionadas (com pontos amarelinhos) precisam de tratamento com cremes ou pomadas específicas receitadas por médico pediatra.

Pagamento com cartão
Pagamento via depósito ou boleto
Arthez Ind. e Com. de Cosméticos Ltda.
LAJEADO:
Rua Bento Gonçalves, 747 - Bairro Centro - Fone: (51) 3709-1362
PORTO ALEGRE:
Rua 24 de Outubro, 435 - Galeria Champs Elysées
Loja 14 - Bairro Moinhos de Vento - Fone: (51) 3517-5521
CNPJ 94.361.664/0001-20
Inscrição Estadual 072/0058333
Farmacêutica Responsável: Margit Saur Santos - CRF-RS 2784
Copyright © 2000 - 2021 - Loja Virtual Arthez Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. - Todos os direitos reservados. - Desenhado por Aloisio Weschenfelder - Tecnologia Pixel Mídia Digital