Poesia Líquida – Águas do Rio Grande do Sul - fotografias de Dulce Helfer.

20/11/2018

Poesia Líquida - Dulce Helfer - Margs

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a exposição “Poesia Líquida – Águas do Rio Grande do Sul”, com fotografias de Dulce Helfer. A mostra, com curadoria de Zoravia Bettiol, pode ser visitada de 20 de novembro a 17 de fevereiro de 2019, com entrada franca.

Visitas mediadas podem ser agendadas com o Núcleo Educativo do MARGS, pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.  O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita.

 

Apresentação

Tão belas, tão luminosas, tão necessárias, as águas, com seu mistério, sem- pre me fascinaram. Fotografando mundo afora, percebi como a água é uma só e como torna o planeta um lugar pequeno. Apreendi tanto a beleza quanto o desperdício desse bem maior para nossa sobrevivência. E quis lembrar ao meu Estado, o Rio Grande do Sul, que ainda há tem- po de conservar o que o homem está destruindo. Onde não há água, não há vida. O plasma do nosso sangue contém 95% de água que corre em nossas veias como um rio. A humanidade parece não se dar conta, mas não é o ouro a nossa maior riqueza, e sim a água, da qual a terra necessita para gerar o alimento que garantirá o futuro às próximas gerações. Torna-se urgente destacar que temos que parar agora de jogar lixo nas ruas e de aplicar pesticidas sobre as lavouras, envenenando as águas. Temos que parar com a torneira aberta ao escovar os dentes, com as extrações de areia nas barrancas dos rios, com o plástico não separado dentro de casa para a coleta seletiva, com os desvios de riachos para as lavouras, com o descaso na conservação das florestas e árvores.

Zoravia Bettiol – Curadora

 

Somos privilegiados. O Brasil pode ser considerado a maior cisterna de água doce do planeta. Sob o Estado do Rio Grande do Sul, correm 12% das águas do Aquífero Guarani, abaixo da Bacia do Rio Uruguai, atingindo 230 municípios. Na capital gaúcha – Por- to Alegre –, a população é abastecida diariamente com 150 mil litros de água tratada. 13,9 % do consumo de água no Estado vem do volume extraído do aquífero. No Rio Grande do Sul, temos 85,33% de domicílios ligados à rede geral de abastecimento de água, sendo que a capital atinge 99,35% de atendi- mento em fontes de água superficiais. 97% das águas doces estão armazenadas em fontes subterrâneas, que podem ser contaminadas pelos defensivos agrícolas absorvidos pela terra.

Coloco esses dados porque me parece que o ser humano não compreende que a água é um bem comum, que precisa ser administrado de forma responsável. E isso exige que se coloque um processo contínuo de educação para a sobrevivência de todas as espécies. Que as imagens que estão nesta POESIA LÍQUIDA ajudem a lembrar que a natureza é generosa, dando-nos alimento e beleza, mas que a humanidade precisa acordar do torpor em que se encontra para conservar o bem finito que escorre em suas, em nossas mãos.

Dulce Helfer



Pagamento com cartão
Pagamento via depósito ou boleto
Arthez Ind. e Com. de Cosméticos Ltda.
LAJEADO:
Rua Bento Gonçalves, 747 - Bairro Centro - Fone: (51) 3709-1362
PORTO ALEGRE:
Rua 24 de Outubro, 435 - Galeria Champs Elysées
Loja 14 - Bairro Moinhos de Vento - Fone: (51) 3517-5521
CNPJ 94.361.664/0001-20
Inscrição Estadual 072/0058333
Farmacêutica Responsável: Margit Saur Santos - CRF-RS 2784
Copyright © 2000 - 2019 - Loja Virtual Arthez Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda. - Todos os direitos reservados. - Desenhado por Aloisio Weschenfelder - Tecnologia Pixel Mídia Digital